O Turnover é a rotatividade de empregados admitidos e demitidos de uma empresa, e ao contrário de ser um termo pejorativo, o Turnover busca a assertividade em renovar o quadro de empregados, garantindo que a empresa retenha sempre os melhores profissionais.
O Turnover visa garantir que as empresas garantam trabalho digno, ambiente de qualidade e a menor rotatividade, sendo esse último, o foco principal.
Quanto mais empregados e, principalmente os mais capacitados, a empresa tem mais produtividade, porém, com maior rotatividade, a retenção é menor e consequentemente maiores os cursos, não sendo um fator positivo para a o negócio.
Para entender melhor o que é o Turnover e seu impacto nas empresas, principalmente para o Departamento Pessoal. Confira agora neste artigo.
O que é Turnover?
O Turnover é uma palavra que vem do inglês e significa renovação. No ambiente corporativo, o Turnover se refere a taxa de rotatividade de empregados em uma empresa.
Ele mede, em geral, a rotatividade de demissões e admissões de colaboradores num período de 1 ano.
Em geral, as empresas possuem um Turnover natural, ou seja, dependendo do tamanho dela, pode haver uma queda em contratações e aumento de demissões e o inverso também acontece com certa frequência.
O problema, é quando esses números geram rotatividade muito grande onde nenhum colaborador se mantém por muito tempo na empresa. É fundamental processos que o Recursos Humanos leve a sério os melhores profissionais para evitar essa rotatividade.
Quando a empresa não consegue reter, acaba tendo muitos custos para demitir e contratar, não havendo um equilíbrio e, logo, isso pode gerar no mercado, uma visão negativa e prejudicando sua imagem.
Como o Turnover impacta trabalhadores?
O Turnover pode ser um termômetro da empresa e dizer muito sobre seu trabalho e a qualidade de seus produtos.
Quanto mais rotatividade em demissões, isso mostra que a empresa não consegue reter profissionais capacitados e muito menos desenvolver talentos.
Já em admitir, a empresa investe mais em custos com novas contratações, causando um impacto ruim em seu planejamento de crescimento no mercado.
Para os trabalhadores, o Turnover também trás muitos prejuízos, já que a rotatividade em uma empresa, mostra nas entrelinhas, que ela não possui recursos para seu desenvolvimento profissional ou que existem problemas mais sérios.
Outro fator prejudicial é quanto a carteira de trabalho, que para um profissional brasileiro médio, não pode haver alta rotatividade, dando a potenciais empregadores, a desconfiança de um profissional de baixa qualidade ou de difícil temperamento, o que nem sempre é a realidade.
O ideal é que o Turnover seja equilibrado, com retenção e demissões controladas, sendo que o ideal é que haja maior retenção dos mais qualificados e novos talentos garantindo o avanço do negócio.
O impacto do Turnover na empresa
Para empresas, o Turnover gera 4 pontos negativos que impactam principalmente na produtividade:
Sobrecarga de atividades nos empregados mantidos
Um dos primeiros impactos negativos é a sobrecarga dos profissionais que ficam. Eles acabam por fazer as atividades dos demitidos.
Até uma nova contratação, a produtividade cai consideravelmente e conflitos quanto a benefícios e salários podem ocorrer, já que acabam trabalhando mais, mas ganhando a mesma coisa de antes.
Geram conflitos e insegurança por causa das constantes mudanças
Os profissionais que se mantém em empresas com alto Turnover, ao ver as demissões e contratações constantes, podem ficar inseguros quanto ao próprio emprego.
Além disso, com mais insegurança, pode haver mais nervosismo e situações conflitantes com superiores e outros colegas.
O capital financeiro pode ser reduzido e comprometer investimentos no negócio
O investimento em inovação e no crescimento da empresa podem acabar sendo comprometidos com tantas demissões e admissões.
O custo de demitir é alto, mas contratar é ainda maior, por isso, investir em novos talentos pode acabar não sendo possível por não haver capital para isso.
Baixo lucro e confiabilidade dos clientes
O Turnover compromete, inclusive, o lucro da empresa. Com menos produtividade e a qualidade em queda, os clientes acabam indo para concorrência e perdendo a confiança em seus produtos e serviços.
Dicas para redução do Turnover
Você viu o quanto o Turnover pode oferecer problemas para uma empresa garantir sua produtividade e qualidade superior.
Confira algumas dicas de como reduzir o Turnover em um negócio e elevar a confiabilidade na empresa e seus produtos:
- Desde o início, faça as contratações corretas. Se demore em analisar currículos e faça os anúncios de vagas com todas as necessidades bem descritas. Dessa forma, evitará que pessoas fora do perfil acabem atrasando e atrapalhando o processo seletivo;
- Tenha benefícios atraentes e não apenas salários interessantes. Os benefícios como serviço de academia ou curso de idiomas são vantagens que atraem e garantem a produtividade dos novos colaboradores;
- Seja um líder que elogia quando existem acertos, mas com erros, é firme e auxilia nas correções, aumentando a confiança da equipe e formando um grupo mais consistente;
- Garanta que a empresa possua um plano de carreira bem desenhado para os colaboradores verem futuro na empresa;
Ofereça treinamentos e incentive estudos com cursos online com opção de certificado entre outros para aumentar a qualificação dos profissionais.
Curso Recursos Humanos online grátis da EW Cursos
O Turnover não é a admissão sem planejamento e demissões que coloquem em risco a imagem da empresa, mas como a palavra diz, é uma renovação, uma forma de elevar a produtividade da empresa e dos colaboradores.
Para profissionais do RH terem uma compreensão maior sobre esse assunto, faça o curso Recursos Humanos.
O curso trata sobre a ótica de uma profissional da área, todas as informações básicas para que um colaborador de qualidade seja retido em uma empresa pelo maior tempo possível e que haja seu crescimento e avanço do negócio.
Além disso, aos colaboradores que forem desligados, como deve ser feito isso e como a empresa pode, inclusive, auxiliar na recolocação desse trabalhador no mercado.
Na EW Cursos, aprenda com o melhor conteúdo. São mais de 400 cursos online grátis para você escolher. Vem estudar com a gente! Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois com os cursos EW Cursos.