Você já pensou em estudar marketing em 2022? Se pretende trabalhar em grandes negócios do setor, como a Chili agência especializada em SEO, precisa ter uma formação adequada para isso. No entanto, é vital entender que uma formação adequada não significa necessariamente um diploma de Ensino Superior, mas sim um conhecimento em par com o praticado no mercado.
Hoje em dia, o Marketing Digital não só é uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo, como é também um segmento de bastante importância para a economia, com bons salários e desempenho de crescimento. Isso sem falar no fato de que o setor permite trabalho em Home Office (uma das grandes tendências atuais), o que aumenta as chances de contratação para quem está inserido nele.
Para poder ter mais sucesso no segmento, no entanto, é preciso saber como estudar marketing em 2022. Quer aprender? Então veja algumas dicas abaixo!
Como estudar marketing em 2022: 5 dicas
1. Entenda que diploma = / = de conhecimento
O primeiro ponto para entender como estudar marketing em 2022 é compreender que ter um diploma universitário é diferente de ter conhecimento na área (e é esse segundo fator que os empreendedores e diretores de agência mais querem).
O Marketing Digital é um elemento em constante mudança e evolução, o que faz com que o conhecimento universitário na área esteja sempre um pouco defasado. Por exemplo, quem entrou na faculdade em 2017 e se formou em 2021 pegou um curso que, se estava totalmente atualizado, focada em um tipo de proposta para o Marketing de Conteúdo, enquanto hoje em dia a ferramenta foi totalmente modificada. Em 2017, mal havia lançamentos e o Instagram ainda caminhava, hoje ele é uma das principais plataformas publicitárias do Brasil.
Portanto, é vital ter o conhecimento via cursos específicos, sim, mas isso não significa se prender a uma formação de 4 anos que estará desatualizada quando você pegar o diploma.
2. Pegue projetos para ganhar experiência prática
Conhecimento teórico de marketing só se fixa na cabeça com experiência prática. Por isso, não tenha medo de começar a trabalhar em projetos freelancers assim que fizer seu curso específico.
Entenda que muitas das pessoas na área também são iniciantes e, até por isso, o setor tem um sistema informal de “filtragem” muito bem montado: os principais sites de freelancing são focados em iniciantes pegando projetos para experiência para, depois, irem para agências especializadas.
Portanto, comece a operar seus primeiros projetos assim que finalizar seu estudo para solidificar seu conhecimento.
3. Escolha uma área de foco e profundidade...
Hoje em dia, o setor de Marketing é focado em equipes de especialistas em várias áreas para trabalhar em cada projeto. Por exemplo, um time padrão conta com:
- copywriter;
- gestor de tráfego;
- especialista em SEO;
- gestor de mídias sociais
Além disso, alguns outros profissionais podem estar no meio disso, como redator Inbound, linkbuilder e outras áreas mais específicas.
Portanto, o ideal é que você escolha uma dessas áreas para se especializar, focando em se desenvolver como profissional nesse nicho e com esse conhecimento para ser a peça de um time. No entanto...
4. ... mas tenha uma noção geral de tudo
É importante também que você tenha uma noção geral de como cada área funciona para entender a estratégia por completo. Você não precisa ser um grande especialista em tudo, mas apenas entender o que cada engrenagem do time faz, qual o objetivo de cada ação e como tudo funciona.
A ideia é que esse conhecimento permita que o seu trabalho seja melhor realizado por entender bem o que é esperado de cada área do projeto. Assim, a integração fica mais fácil e você pode contribuir mais com o time.
5. Sempre se mantenha atualizado
Por fim, é vital que você compreenda que não dá para fazer um curso ou uma formação em marketing e pronto, ser especialista na área. É vital que você siga se atualizando constantemente pois, como vimos, o marketing está em constante evolução.
Isso é importante porque sempre surgirão novidades, técnicas diferentes e outros recursos que deverão ser dominados e colocados em prática para melhorar as chances de sucesso do seu projeto e, claro, alavancar a sua carreira na área. Aliás, essa atualização é importante também para que você esteja sempre na vanguarda do setor, especialmente porque surgem novas plataformas, ideias e ferramentas a todo momento.
Pronto! Agora que você viu essas dicas, está pronto para estudar marketing em 2022. Lembre-se de que é mais importante, nesse momento, saber fazer na prática do que ter um documento ou conclusão de curso. Foque em aprender, tenha experiência prática e consiga mostrar seu conhecimento para os contratantes e, eventualmente, conseguirá oportunidades e vagas no mercado de trabalho.
Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto e conte qual área do Marketing você quer aprender em 2022!
Veja a seguir alguns de nossos cursos gratuitos na área: Marketing Digital, Marketing de Varejo e Marketing e Gestão Empresarial.