O empreendedorismo para engenheiro eletricista pode ser um excelente caminho para profissionais que buscam ter o próprio negócio e não depender do mercado de trabalho formal.
Até porque, este mercado, devido ao grande número de profissionais e às altas exigências, acaba se tornando de certa forma limitado, as vagas são bastante concorridas e muitos engenheiros acabam enfrentando dificuldades e frustrações.
Por isso, empreender pode ser a melhor solução para você!
Porém, é importante ressaltar que isso é algo que demanda tempo, investimentos, além, claro, muito esforço, dedicação, coragem, paciência e persistência.
Sendo assim, se você está disposto a empreender e a enfrentar esse desafio de cabeça erguida em sua carreira como engenheiro eletricista, confira já as dicas que separamos a seguir!
5 dicas para empreender como engenheiro eletricista
Dica 1: faça um planejamento adequado
Empreender, seja como engenheiro eletricista ou em qualquer outra profissão, não é nada simples e fácil.
Por isso, a primeira e mais importante dica é: planeje-se da melhor maneira possível.
E para isso, é importante que você faça uma análise de mercado, identifique um nicho de atuação, avalie quais recursos serão necessários, qual ou quais diferenciais a sua empresa terá, entre outros aspectos.
Você, como engenheiro eletricista e empreendedor, precisa ter uma clara e ampla visão sistêmica a respeito da empresa que terá.
Além disso, ao fazer esse planejamento, é importante que você trace metas e objetivos para saber onde quer chegar - se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.
Dica 2: estude muito
Investir em uma boa formação em engenharia é algo de suma importância para a sua carreira profissional.
No entanto, você não deve se limitar a isso, afinal de contas, o mercado é dinâmico, muitas coisas mudam, surgem novas ferramentas, novas tecnologias, novas oportunidades…
Por isso, esteja sempre em busca de mais aprendizado e qualificação. Faça cursos, assista palestras, participe de congressos e workshops, leia livros, etc.
Quanto mais conhecimento você tiver a respeito do setor em que atua, maiores serão as suas oportunidades de obter sucesso.
Então, por exemplo, se você trabalha elaborando laudo elétrico, aprofunde-se neste assunto, leia artigos, veja vídeos, acesse materiais na internet e absorva todo conteúdo que encontrar.
E vale ressaltar que essa busca por aprendizado e qualificação não se limita apenas à área de engenharia.
Na verdade, para empreender como engenheiro eletricista, é importante também você estudar sobre administração, gestão, marketing, finanças, vendas, liderança, entre outras áreas que estejam ligadas ao seu negócio, direta ou indiretamente.
Normalmente, os profissionais são formados pelas universidades para trabalhar no mercado tradicional, não há um grande estímulo ao espírito empreendedor.
Portanto, antes, durante e após a sua graduação, cabe a você buscar essa capacitação e estar aberto a novas ideias, isto é, a fugir do padrão, do tradicional.
Dica 3: trabalhe o seu networking
Uma coisa é certa: é impossível empreender sozinho. Você e sua empresa precisa de outras pessoas, de outros empreendedores e de outros engenheiros para poder crescer, se estabelecer e fazer sucesso.
Portanto, trabalhe o seu networking, invista na sua rede de relacionamentos. Não queira fazer tudo sozinho. Existem muitas pessoas e profissionais que podem ajudá-lo.
Inclusive, muitos podem contribuir para os seus primeiros serviços, os seus primeiros projetos.
Isso porque, se você trabalha bem, cumpre prazos e claro, entrega um serviço de qualidade, é muito provável que colegas, parceiros e clientes o indiquem e o recomendem para outras pessoas e empresas.
E uma dica importante: seja criterioso ao escolher as suas alianças. Você precisa escolher sócios, fornecedores, parceiros, equipes, etc. que, de fato, te ajudem a alcançar o sucesso que deseja.
Dica 4: busque inspirações e referências
Como dissemos, empreender não é nada simples e fácil, porém, muitos profissionais já estão nesse ramo há décadas e, durante este tempo, já erraram, acertaram e aprenderam bastante.
Por isso, para não cometer os mesmos erros que esses empreendedores e diminuir as oportunidades de ter problemas em seu negócio, busque inspirações e referências, tanto aqui no Brasil quanto no exterior.
Dessa forma, você poderá aprender e ter insights com profissionais que já possuem um negócio de sucesso e que já são uma autoridade na área em que atuam.
Inclusive, você mesmo pode se tornar uma referência em engenharia elétrica. Já pensou nisso?
Dica 5: invista na sua presença digital
Sites, blogs e redes sociais como o Instagram, o Facebook e o YouTube, quando utilizados de maneira correta e estratégica, podem ser excelentes canais para o sucesso de qualquer empreendimento.
Por isso, a quinta e última dica para você empreender como engenheiro eletricista é: invista na sua presença digital.
Assim, você expande o seu alcance, a sua visibilidade e aumenta as oportunidades do seu empreendimento conseguir mais clientes e negócios!
E então, pronto para dar os primeiros passos em seu empreendimento? Esperamos que as dicas e informações apresentadas tenham sido úteis. Até a próxima!
Confira a seguir alguns de nossos cursos da área: SEP - NR 10 e Eletricista Residencial