Quem nunca viu um jardim bem moderno e bonito, com um harmonioso equilíbrio entre cores, tipos de plantas e muito bem cuidado?
Todo esse planejamento se chama Paisagismo, um conceito técnico que visa gerir, planejar e preservar espaços abertos ou mesmo fechados e integrá-los a natureza.
No Paisagismo, o foco é a construção, integração ou recuperação de espaços, combinando o local com jardins, plantas e vasos para causar uma impressão de bem-estar e um ambiente mais convidativo as pessoas.
Além disso, o paisagismo busca recuperar nossa conexão com a natureza, incentivando o trabalho e o dia a dia com mais permanência em lugares abertos.
É possível fazê-lo dentro de ambientes fechados e criar espaços muito mais elegantes, funcionais e naturais com apenas algumas mudanças do dia a dia. Confira algumas dicas de paisagismo, para integrar aos ambientes de sua casa.
Observe o local para a escolha das plantas certas
Primeiramente, é importante olhar o local no geral para determinar quais as plantas certas para ele.
Existem ambientes abertos onde o sol bate mais em um ponto, onde existe mais vento em outras áreas e não é qualquer tipo de planta ou floração que suporta essas intempéries.
Por isso, antes de escolher as plantas, analise o local, faça um planejamento seguindo a direção do nascer até o pôr do sol e todos os pontos de sombras e correntes de ventilação e só então, determine as plantas certas para cada ponto.
Crie uma ambientação bem iluminada
Para desfrutar de momentos incríveis em um espaço paisagístico a noite, é fundamental ambientá-lo com uma iluminação funcional, que valorize as plantas, guie todos os caminhos e torne os outros itens como gazebo, bancos e espelhos de água aconchegantes e convidativos.
A iluminação precisa ser direcionada em pontos como o destaque as plantas, porém, com luz indireta em áreas onde a sombra precisa ser valorizada para não atrapalhar o desenvolvimento das plantas ou tornar o ambiente mais íntimo.
Defina os caminhos e os limites para o trânsito de pessoas
Em espaços abertos como um extenso jardim, é primordial que haja caminhos direcionados para que as pessoas não pisem na grama ou acabem tocando e destruindo plantas e flores.
Determine o espaço da floração, dos vasos e não esqueça de colocar pedras que determinem o caminho ao longo do percurso. Isso dará aos visitantes uma limitação de onde podem passar e manterá a beleza do local intacta.
Abuse do uso de vasos
Se a área do jardim não é grande, os vasos podem ajudar muito a compor uma linda decoração e manter as plantas e flores sempre a mostra.
Nos vasos, a preocupação é sempre de manter a terra molhada e ele deve ser disposto em um local que pegue um bom sol ou mais ventilação e sombra, dependendo do tipo de planta.
Outra dica importante a se seguir, é observar se a planta escolhida possui uma raiz muito profunda. Caso seja a situação, é fundamental que o vaso seja grande para que a raiz tenha espaço para crescer e a planta continuar se desenvolvendo.
Contudo, se a planta crescer muito, o indicado é fazer a troca para um vaso ainda maior ou cortar uma muda e replantar em outro vaso para que a planta não seja comprometida.
Não se esqueça de ornar a natureza com elementos estéticos
Bancos, rendários, móveis de jardim de madeira ou pedra, além de fontes e um espelho de água, são alguns elementos estéticos que podem ser facilmente integrados nesse espaço, deixando tudo mais bonito.
Além disso, a ideia de ornar a natureza com esses elementos, é uma forma de introduzir o ser humano ao meio ambiente e garantir que o espaço seja mais um ponto de equilíbrio com o verde.
Paisagismo em ambientes internos
Até aqui, falamos muito de dicas de paisagismo em ambientes externos, mas dentro de casa, também é possível fazer design de interiores com plantas, aliando a natureza com concreto, paredes e até pouca e nenhuma luz. Veja como:
- Se a casa ou apê tem uma parede que ficaria linda com algum estilo diferenciado, que tal criar um jardim suspenso com plantas frondosas que emoldurem toda parede?
- Mas antes de fazer isso, uma dica importante: escolha uma parede próxima da ventilação e de uma janela com acesso ao sol, para que ao menos algumas horas por dia, ela tenha iluminação, calor e oxigênio para continuar se desenvolvendo e se manter bonita. Não esqueça de aguar sempre quando necessário e retirar as folhas secas e amareladas.
- Plantas como suculentas, podem ser colocadas em pequenos vasos e por exigir pouca água e quase nada de sol, são perfeitas para ornamentar mesas dentro de casa. Abuse dessa decoração.
- Que tal apostar em uma bela horta suspensa ou em um vaso? Tenha hortelã, tomates, alface e cheiro verde, tudo fresquinho e sem sair de casa.
- Compre vasos suspensos e emoldure em uma parede e comece a cultivar suas hortaliças. Algumas possuem uma produção rápida e podem ser colhidas em pouco tempo para uso em suas receitas.
- Mesmo que as plantas sejam mais de sombra, ao menos uma vez a cada 2 ou 3 dias, coloque-as no sol para não ficarem amareladas. Utilize vasos com rodinhas para facilitar a movimentação.
Curso Paisagismo para iniciantes
O que achou das dicas deste post? Se gostou, é hora de colocá-las em prática em sua casa, e deixá-la muito melhor em sua beleza e energia.
Para isso, aprenda novas técnicas com o curso Paisagismo para iniciantes. Neste curso, aprenda sua história desde a antiguidade, além do trabalho do paisagista Burle Marx, seguindo métodos de classificação e composição de plantas.
No curso, aprenda, ainda, como fazer paisagismo de interiores e continue sua especialização em mais 2 cursos que irão complementar seu aprendizado.
Os cursos livres EW Cursos, oferecem todas as noções profissionais para uma carreira de sucesso, além de atualizar conhecimentos e oferecer opção de certificado válido e aceito em todo país.
São mais de 360 cursos online gratuitos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois, invista em você e em sua carreira com os cursos online EW Cursos.