Uma das profissões que mais crescem no Brasil é a de Cuidador de Idosos. A profissão se tornou mais conhecida e necessária, desde que a expectativa de vida do brasileiro começou a aumentar e se tornou necessário um atendimento e atenção especial a terceira idade.
Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro aumentou consideravelmente nos últimos anos.
Hoje, a média de vida é de mais de 76 anos de idade e este resultado satisfatório, leva em consideração inúmeros fatores como a melhora da qualidade de vida em relação a saúde, emprego, moradia e saneamento básico.
Outro dado importante e que mostra que a profissão de Cuidador de Idosos se tornará uma das mais procuradas nas próximas décadas, é que até 2050, mais de 2 bilhões de pessoas em todo mundo, estará na terceira idade e boa parte deste contingente, no Brasil.
Hoje, o Brasil possui 9,5% de idosos, mas em 2050, serão mais de 21%. Por isso, a profissão de Cuidador se tornará fundamental, pois este profissional auxilia no dia a dia dos idosos mais limitados e traz companhia a quem um dia foi muito ativo.
Confira as principais informações sobre a profissão e o dia a dia do Cuidador de Idosos.
Cuidador de Idosos
A profissão de Cuidador de Idosos não é uma profissão nova, mas obteve capacitação e regulamentação recentemente.
O Cuidador de Idosos é o profissional que auxilia no dia a dia de pessoas idosas e responsável pelos cuidados básicos de higiene, alimentação, medicações e acompanhamento.
Este profissional tem a função de ficar com o idoso e suprir suas necessidades físicas básicas, além de psicológicas. O profissional deve criar uma rotina para o idoso e contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.
Salário e atribuições do Cuidador de Idosos
O profissional Cuidador de Idosos pode trabalhar em casas de famílias, onde os filhos ou responsáveis pelo idoso não podem ficar com ele em tempo integral e o cuidador se responsabiliza por ele durante este tempo.
Frisamos que o Cuidador de Idosos pode ser um profissional que auxilie, também, nos cuidados de pessoas com deficiência severa e necessidades especiais.
O cuidador também pode trabalhar em casas de repouso e asilos, tanto de forma particular, ou seja, para um idoso e família específica ou como profissional do local, auxiliando vários idosos.
A profissão pode ser uma profissão anterior a carreira de Gerontologia, carreira que estuda o envelhecimento humano e como ele influencia em nossa vida ao longo do tempo.
Além dela, há Geriatria, profissão médica relacionada ao envelhecimento e as doenças associadas a idade.
O salário médio do Cuidador de Idosos é de R$ 1.400,00, variando conforme as obrigações, exigências e necessidades do idoso.
Por exemplo, mais de um banho por dia, a exigência de dormir no emprego ou cuidar de idosos muito dependentes, podem elevar o valor do salário.
As obrigações mais comuns de um Cuidador de Idosos são:
- Dar banho;
- Trocar as roupas do idoso;
- Fazer a troca de fraldas;
- Alimentá-lo;
- Dar as medicações na dosagem e nos horários estipulados pelo médico;
- Acompanhá-lo em caminhadas ou fazer a companhia diariamente.
A profissão, como foi dito no primeiro tópico, possui a regulamentação PL 11/2016 e segue também o estatuto do idoso Lei 10.741 de 2003. Portanto é uma profissão reconhecida e uma carreira de sucesso que só tende a crescer ao longo dos próximos anos.
Perfil do Cuidador de Idosos
Para ser um Cuidador de Idosos, a pessoa deve ter alguns pontos em sua personalidade, que irão favorecer no sucesso na profissão e no cuidado dos idosos com respeito e carinho:
Paciente
Este profissional deve ser paciente ao extremo, pois lidar com idosos pode ser desafiador. Alguns são carinhosos e respeitadores, que gostam de conversar e divertidos, fáceis de se relacionar.
Já outros, podem ser mais grosseiros e até agressivos, necessitando de mais racionalidade e firmeza do profissional para conviver no dia a dia.
Responsável e Organizado
O Cuidador de Idosos deverá ser alguém que seja responsável, pois terá sob sua tutela, um idoso que deverá sanar as necessidades básicas diariamente e terá que promover a saúde e qualidade de vida dessa pessoa.
O profissional também deve ser organizado com os pertences do idoso, além de seus remédios e, também, sabendo separar sua vida pessoal da profissional, evitando conflitos e problemas relacionados.
Dicas para o Cuidador de Idosos no dia a dia profissional
O Cuidador de Idosos possui muitos desafios em seu dia a dia e deve estar preparado para as tarefas rotineiras e, também, algumas situações que precisará lidar durante o horário de trabalho:
- O Cuidador de Idosos deve ter um cronograma de obrigações e atividades a fazer com o idoso, desde suprir as necessidades básicas, até fazer passeios diários, escolhendo os melhores horários e locais;
- Com idosos mais ativos e com pouca dependência, é possível fazer atividades sociais mais animadas como ir em teatros ou cinema, desde que tomando todos cuidados necessários;
- O Cuidador de Idosos, terá um grande diferencial profissional se conhecer primeiros socorros e saber aferir uma pressão ou fazer um exame como destro de glicemia, por exemplo;
Não é obrigação do Cuidador lavar a roupa do idoso, fazer sua comida ou afazeres domésticos. É fundamental que estes pontos sejam acordados em contrato desde o início.
EW Cursos- Cuidador de Idosos
O Cuidador de Idosos é um profissional que tem em suas mãos o cuidado com pessoas especiais, que viveram e lutaram por muito tempo, e agora precisam de toda atenção e carinho, para que suas necessidades continuem sendo atendidas com qualidade e tenham uma velhice mais tranquila.
Na EW Cursos, faça o curso online Cuidador de Idosos e entenda como é o dia a dia deste profissional. O curso online é livre, gratuito e com opção de certificado, válido e aceito em todo Brasil.
O curso é 100% online e um dos mais importantes para iniciar no mercado profissional. Acesse agora a EW Cursos e matricule-se já! Não deixe o futuro para depois e invista em uma carreira de sucesso com os cursos online EW Cursos.