O que é preciso para organizar um cantinho de escritório?
Fato é que o esquema home office tem se tornado cada vez mais recorrente. E o maior desafio para muitos? Exatamente! Otimizar um cantinho de escritório que seja, acima de tudo, organizado e eficiente. Assim, desde questões decorativas que envolvem móveis e iluminação correta até a escolha do planner e prateleiras, com um pouco de criatividade, é possível criar um espaço bastante funcional!
Nesse sentido, o home office deve trazer praticidade, visto que será um ambiente propício para que você possa ser produtivo e encontre inspirações para todos os seus projetos. Dessa forma, para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas sobre como criar um espaço dedicado ao trabalho que seja bem estruturado, esteticamente agradável e sem distrações. Confira agora!
Como organizar um cantinho de escritório
Em alguns passos você poderá tornar um cantinho da sua casa em um verdadeiro espaço profissional para realizar todas as suas demandas. Veja então, abaixo, 7 dicas essenciais para organizar seu escritório!
Meça os espaços e compre móveis do tamanho certo
Primeiramente, reserve em casa um espaço próprio para o escritório, visto que é imprescindível separar a vida familiar da profissional. O ideal é ter um cômodo próprio para fechar a porta e não haver incômodos, porém, se não for possível, procure por um cantinho que ao menos permita que seus itens fiquem dispostos.
Com isso, você não correrá o risco de perder tudo pela casa e terá maior organização durante suas demandas e projetos. Leve, ainda, as medidas do local em consideração para investir em móveis do tamanho correto. Isso porque você poderá adquirir uma escrivaninha ou mesa de escritório para seus equipamentos profissionais e ter acessos fáceis a materiais como documentos, agendas ou conjunto de lápis e canetas.
Veja se a iluminação é ideal para seus objetivos
Outra dica é investir em uma iluminação que esteja alinhada a seus objetivos. Desse modo, dê prioridade a luzes que clareiam bem o ambiente de trabalho, principalmente se não houver janelas próximas para luz natural.
Luminárias e abajures de mesa de trabalho são boas pedidas, principalmente para quem trabalha até tarde da noite ou faz videochamadas com frequência com clientes e colegas de trabalho e quer manter uma boa aparência no pano de fundo.
Outro conselho é evitar lâmpadas muito potentes para não prejudicar a sua vista a longo prazo. Por fim, se atente a cor da fonte de luz, isso porque lâmpadas com luz branca fria são ideais para ficar alerta, enquanto amarelas relaxam, o que pode atrapalhar na sua concentração.
Tenha um bom equipamento de trabalho
Não deixe de investir em um equipamento de trabalho adequado aos seus objetivos e atividades que serão realizadas. Assim, antes de iniciar o home office, invista em um roteador potente e faça upgrade no plano da sua banda larga para garantir máxima produtividade.
Dependendo das suas necessidades profissionais, adquira um plano telefônico personalizado para fixo ou móvel para não ter gastos excessivos com ligações de clientes. Outro item interessante é procurar por um monitor ultrawide para boa visualização de seus projetos. Assim como é indispensável um desktop ou um notebook.
Priorize máquinas com boa capacidade de armazenamento (SSD são mais eficientes) e fique de olho no processador, pois precisa ser eficiente para suas demandas. E caso esteja procurando por um dispositivo capacitado, não deixe de conferir os melhores notebooks i7.
Escolha uma cadeira confortável
Você irá passar uma boa parte do dia, e quiçá da noite, em uma cadeira e, por isso, deve investir em conforto para não ter dores na coluna que resultará em uma experiência desagradável.
Com isso, escolha uma cadeira de escritório que permita menos fadiga para que você foque em suas atividades. Para isso, procure por modelos com suporte para as costas, assim como ajuste ergonômico e de altura para estar alinhado à mesa.
Prefira assentos aconchegantes e opte por cadeira com braços ajustáveis e estofados. Um bom exemplo são as cadeiras presidentes que, além de aconchegantes, são feitas de materiais nobres. Falando em material, tecido, tela e couro são os mais vendidos e têm boa durabilidade.
Invista em prateleiras, organizadoras e/ou nichos
A organização será sua melhor aliada no home office. Desse modo, para manter o ambiente funcional e maior produtividade durante as demandas de seus projetos, invista em prateleiras, organizadoras e/ou nichos, principalmente se você não tiver muito espaço físico.
Bastante práticos e com valores acessíveis, temos uma boa variedade de modelos que poderão se adaptar ao espaço disponível, desde prateleiras lineares, tipo bancada que também serve como mesa de escritório, com apoio lateral, assim como nichos hexágonos e quadrados.
Além de organizadores de gaveta para que você armazene itens menores como pen drives ou clipes. Dessa forma, você poderá dispor todos seus instrumentos, pastas e artigos de forma que você saiba exatamente onde está e não espalhados pelo escritório.
Um planner pode ajudar a se organizar
Principalmente para quem trabalha com uma grande quantidade de papelada de documentos, contratos e demais artigos, além de ter contato constante com a clientela, utilizar um planner para se organizar é uma estratégia bastante inteligente.
E o planner nada mais é que uma ferramenta de organização e planejamento para anotações de compromissos, reuniões, objetivos, viagens entre outros. Em formato digital ou físico, temos modelos diários, semanais, mensais e calendário.
Podem ser encontrados como cadernos personalizados de diferentes tamanhos e cores ou usando aplicativos como Google Agenda em que você pode usufruir de diversas ferramentas digitais.
Decore o seu cantinho do seu jeito
Por fim, temos a decoração. Seja para pano de fundo em chamadas de videoconferência com os clientes e colegas de trabalho ou apenas uma renovação do ambiente para deixar com mais cara de escritório, fato é que a decoração não pode ser deixada de lado.
Com isso, decore e organize seu home office com enfeites fiéis ao seu estilo e que, ao mesmo tempo, mantenha o ambiente profissional. Temos fotos, espelhos, obras de arte, revistas, adornos para mesa, livros da sua área, plantas (artificiais ou não).
Além disso, você também pode investir em móveis em cores sóbrias que se complementam e com detalhes em vidro. Já no caso das paredes, opte por cores claras e sóbrias, visto que dá a impressão de um ambiente mais espaçoso e clean.
Aproveite as dicas de como organizar um cantinho de escritório e tenha seu cantinho do seu jeito!
Como vimos neste artigo, personalizar o cantinho do escritório faz toda a diferença na sua rotina de home office. Nesse sentido, você irá usufruir de um espaço organizado e funcional para realizar todas as suas demandas com máxima concentração e desempenho.
Portanto, não deixe de seguir os 7 passos aqui indicados, falamos desde a importância do espaço físico e iluminação, o uso de prateleiras, organizadoras e/ou nichos, além de dicas de decoração e instrumentos essenciais para melhorar a sua rotina. Esperamos, então, que o artigo tenha sido útil e bom trabalho!